Tratamentos clínicos

 

Avaliações periódicas de saúde bucal

As avaliações odontológicas periódicas são de extrema importância na saúde bucal e geral do paciente. Elas servem para o diagnóstico precoce de alterações patológicas da boca como cistos e tumores, bem como para alterações sistêmicas, pois muitas doenças apresentam manifestações que ocorrem na boca primeiramente.

Profilaxias e raspagens periodontais

São, praticamente, os procedimentos mais comuns utilizados na Odontologia Preventiva. A profilaxia, a raspagem e o polimento dentários remove a placa bacteriana dos dentes e periodonto.

O tratamento profilático não substitui a limpeza que deve ser feita diariamente pelo próprio paciente, por meio da escovação dental, uso do fio e dos bochechos; com flúor. Pelo contrário, ela é um complemento que deve ser realizado periodicamente, garantindo a remoção da sujeira e placa formada por limitações da limpeza caseira.

A profilaxia traz como resultado perceptível dentes brancos e com superfície lisa, melhorando a aparência geral dos dentes, uma vez que manchas amareladas de tártaro são retiradas. A redução da quantidade de bactérias da cavidade bucal diminui as chances de que elas causem doenças e inflamações não apenas na boca, mas também no restante do corpo.  Isso porque os microrganismos presentes na boca podem se proliferar e adentrar a corrente sanguínea, causando diversas doenças como a endocardite bacteriana e até mesmo riscos de enfarte em casos mais extremos.